Ultimamente, tem sido utilizado novas tecnologias em painéis elétricos, para otimizar o desempenho, segurança e o monitoramento do sistema elétrico como um todo.
Desta forma, relacionamos algumas destas tecnologias:
Computação em Nuvem
O armazenamento de dados em nuvem, permite o acesso remoto a informações sobre o desempenho do painel elétrico, a partir de qualquer lugar com conexão à internet. A coleta online dos dados, possibilita um melhor planejamento da manutenção e gestão do sistema elétrico. De modo inverso, também pode-se implementar/modificar algoritmos para a otimização do sistema.
Análise de Dados e Machine Learning
A análise de dados, e o aprendizado de máquina (machine learning), são ferramentas aplicadas para automatizar a construção de modelos analíticos. Com o aprendizado através dos dados, identifica-se padrões, e com isto são tomadas decisões, com a mínima intervenção humana.
Desta forma, pode-se prever falhas e otimizar-se o desempenho dos painéis elétricos.
Segurança Cibernética Avançada
Em virtude da crescente utilização da internet em painéis elétricos, a segurança cibernética tornou-se uma prioridade, de modo à proteção contra ameaças digitais, através de criptografia, firewalls, sistemas contra intrusão e controle de acesso. Por exemplo, um país pode sofrer um ataque cibernético, contra o seu sistema energético, tornando inoperante os sistemas de geração, distribuição de energia elétrica, refinarias ou usinas nucleares.
Internet das Coisas (IoT)
A IoT vem sendo utilizada em painéis elétricos, através de sensores e dispositivos IoT, para o monitoramento em tempo real das condições elétricas do painel (tensão, corrente, demanda, temperatura, umidade, arco elétrico, etc…), de modo a detectar-se falhas preventivamente, e auxiliar na manutenção preditiva.
Desta forma, é possível ao operador acessar os dados remotamente, através de um smartphone, evitando a sua exposição a qualquer tipo de risco, devido a não estar próximo de painéis com elevada energia incidente, por exemplo.
A tecnologia IoT normalmente é aplicada em disjuntores, relés de proteção, multimedidores, sensores de temperatura/umidade/arco elétrico, monitoramento de isolamento/descargas parciais, entre outros.
Comunicação sem fio
Através de dispositivos que possuam Wi-Fi, Bluetooth, Zigbee, dentre outros, podemos realizar a comunicação entre os painéis elétricos e outros dispositivos ou sistemas, de maneira a otimizar-se o controle/automação:
- Sensor de temperatura wireless.
- Antenas.
Realidade Aumentada (AR)
A AR tem servido de ferramenta de apoio, para a realização de manutenção e reparos em painéis elétricos. Os técnicos podem utilizar óculos ou dispositivos portáteis para acessar informações, como diagramas, projetos, instruções de manutenção, manuais, catálogos, etc…, como subsídio de informação para a solução dos problemas.
Automação
A utilização de controladores programáveis, possibilita maior flexibilidade no controle e monitoramento de circuitos elétricos, permitindo a implementação de lógicas complexas e controles sofisticados, que otimizam o desempenho do sistema elétrico.
Ficou com alguma dúvida com relação ao assunto? Fale conosco.
Visite nosso site, consulte nossos serviços e solicite um orçamento.
Nosso diferencial está em desenvolver projetos com custo justo e reduzido prazo de entrega para nossos clientes.
De cara nova! Conheça as novidades do nosso novo blog